Portal do Software
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Firebird o que é? Como é? História e Como parametrizar

2 participantes

Ir para baixo

Firebird o que é? Como é? História e Como parametrizar Empty Firebird o que é? Como é? História e Como parametrizar

Mensagem por kevinlira Ter Dez 21, 2010 12:32 pm

Boa tarde pessoal,
faz um tempo que nao posto nada de util no forum então vamos la.

Hoje eu vou levantar a questão sobre banco de dados. Mais precisamente sobre o Firebird.
Todo mundo que programa, ou qeu vai programar um dia, vai precisar dele em algum momento, entao heis algumas duvidas que circundam o territorio desse gigante passaro de fogo.

O Firebird é uma Cópia FIEL do InterBase criada pela Borland, que teve o código aberto por alguns programadores afim de solucionar os problemas com ajuda da comunidade Open-Source. Entao falar que o Firebird é um interbase melhorado, não é bem o ponto. Ele sofreu algumas alterações em sua estrutura, mas ainda sim é uma linguagem SQL como qualquer outra. Sendo assim a sua sintaxe não é diferente de nenhum de outros DB comerciais ou OS.

"É um banco de Dados confiável e rapido para qualquer aplicação, tanto Desktop como Web. Eu Recomendo."
Parece frase de comercial, mas quem falou isso pra mim uma vez foi um rapaz de uma empresa que eu Trabalhei. Esse Rapaz ( Rafael é o nome do cara )
era alem de fã de FB um Ninja com suas consultas SQL. FB Maestro? nada o dia em q lhe mostrei a IDE, ele quase surtou. Ele fazia todas as consultas pelo Bloco de notas. E ali de fato aprendi quase tudo que sei hoje de SQL. Pessoalmente sempre trabalhei com SQL server e nao me arrependo, apesar de sua versao Full ser paga, a Express(gratuita) é muito boa tmb. Mas deixemos Historia e os outros BD de lado e falar um pouco de prática.

Assim como Oracle, SQL server ou MySql o FireBird Também tem suas Particularidades.

Embora Create Table seja Provavelmente iguais em todas essas linguagens, uma coisa que as vezes deixa alguns desenvolvedores "Embananados" é o tal do PARAMETRO.



Sintaxe em SQL server
Select Codigo, Nome, Usuario , Senha From Usuarios Where Codigo = @codigo

ou ainda

Select nome + 'Cliente assiduo' Where Codigo = @codigo


Sintaxe do FireBird
Select Codigo, Nome, Usuario , Senha From Usuarios Where Codigo = :codigo

ou ainda

Select nome || 'Cliente assiduo' Where Codigo = :codigo

Existem algumas MINIMAS diferenças entre os 2 BD acima usados como exemplo, tanto na passagem do parametro quanto na Concatenação;

Entao por razao disso, não devemos ser apenas adotar o metodo CSS (Crazy SQL Scripters ) mas em ao utilizar determinada tecnologia de BD
em ao menos saber de onde ela veio, pode parecer coisa de velho mas ajuda em saber "onde está pisando"

Bom acho que ja falei por demais hoje

até uma proxima pessoal


santa
kevinlira
kevinlira
Admin

Mensagens : 19
Reputação : 0
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 32
Localização : Suzano

Ir para o topo Ir para baixo

Firebird o que é? Como é? História e Como parametrizar Empty Re: Firebird o que é? Como é? História e Como parametrizar

Mensagem por rksasaki Ter Dez 21, 2010 9:49 pm

Olá!

Concordo plenamente com o kevinlira, sobre a questão de entender o que é o SGDB, antes de começar qualquer coisa. Não é uma "coisa de velho", mas sim algo muito importante.
Entender as características do SGDB e como ele trabalha, é fundamental para a escolha do mesmo para um determinado projeto. Como será estruturado e como será desenvolvido.

Muito interessante =]
rksasaki
rksasaki
Colaborador

Mensagens : 52
Reputação : 0
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos