Entenda o que é W3C

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Entenda o que é W3C

Mensagem por RodolfoOliveira em Qua Out 20, 2010 6:24 am

Vou explicar O que é W3C, alguém ja ouviu falar? Seu site ou aplicação web está em W3c?

Bom...

W3C

O World Wide Web Consortium (W3C) é um consórcio internacional com cerca de 300 membros, que agrega empresas, órgãos governamentais e organizações independentes, e que visa desenvolver padrões para a criação e a interpretação de conteúdos para a Web.
Foi fundado por Tim Berners-Lee em 1994 para levar a Web ao seu potencial máximo, por meio do desenvolvimento de protocolos comuns e fóruns abertos que promovam a sua evolução e assegurem a sua interoperabilidade. Sites desenvolvidos segundo esses padrões podem ser acessados e visualizados por qualquer pessoa ou tecnologia, independente dos hardware ou software utilizados, como celulares (em Portugal, telemóveis) e PDAs, de maneira rápida e compatível com os novos padrões e tecnologias que possam surgir com a evolução da internet.
Para alcançar seus objetivos, o W3C possui diversos comitês que estudam as tecnologias existentes para a apresentação de conteúdo na Internet e criam padrões de recomendação para utilizar essas tecnologias. Com a padronização, os programas conseguem acessar facilmente os códigos e entender onde deve ser aplicado cada conhecimento expresso no documento.
Padrões seus como HTML, XHTML e CSS são muito populares, contudo, em muitos casos são usados de forma errônea devido ao desconhecimento da especificação.
É um dever de todo o desenvolvedor Web respeitar e seguir os padrões de acessibilidade do W3C, pois de outro modo poderá impor barreiras tecnológicas a diversas pessoas, desestimulando e até mesmo impedindo o acesso a suas páginas.

Padrões W3C são:

• Cascading Style Sheets (CSS)
Obs: É uma linguagem de estilo utilizada para definir a apresentação de documentos escritos em uma linguagem de marcação, como HTML ou XML. Seu principal benefício é prover a separação entre o formato e o conteúdo de um documento.


• Common Gateway Interface / CGI
Obs: Consiste numa importante tecnologia que permite gerar páginas dinâmicas, permitindo a um navegador passar parâmetros para um programa alojado num servidor web.


• Document Object Model / Modelo de Objeto de Documentos
Obs: É uma especificação da W3C, independente de plataforma e linguagem, onde pode-se dinamicamente alterar e editar a estrutura, conteúdo e estilo de um documento eletrônico, permitindo que o documento seja mais tarde processado e os resultados desse processamento, incorporados de volta no próprio documento.


• Resource Description Framework / RDF
Obs: É uma linguagem para representar informação na Internet, ou seja, são modelos ou fontes de dados, também conhecidos como metadata.


• Scalable Vector Graphics / SVG
Obs: Trata-se de uma linguagem XML para descrever de forma vetorial desenhos e gráficos bidimensionais, quer de forma estática, quer dinâmica ou animada.


• SKOS
Obs: é uma área de trabalho para desenvolvimento de especificações e normas de apoio à utilização de sistemas de organização do conhecimento (KOS).


• Simple Object Access Protocol / SOAP
Obs: É um protocolo para troca de informações estruturadas em uma plataforma descentralizada e distribuída.


• Synchronized Multimedia Integration Language
Obs: É uma W3C recomenda XML linguagem de marcação para descrever multimídia apresentações.


• Web Services Description Language
Obs: É uma linguagem baseada em XML utilizada para descrever Web Services funcionando como um contrato do serviço.


• eXtensible Hypertext Markup Language / XHTML
Obs: É uma reformulação da linguagem de marcação HTML, baseada em XML.


• eXtensible Markup Language (XML)
Obs: É uma recomendação da W3C para gerar linguagens de marcação para necessidades especiais.


• XML Information Set
Obs: É uma especificação W3C que descreve um modelo de dados abstrato de um documento XML em termos de um conjunto de itens de informação.


• XPath
Obs: É uma linguagem de programação que permite construir expressões que recorrem e processam um documento XML de modo parecido a uma expressão regular.


• XQuery
Obs: É uma linguagem de consulta, com alguns recursos de programação, que é projetada para fazer consultas em coleções de dados em XML.


• eXtensible Stylesheet Language for Transformation (XSLT)
Obs: É uma linguagem de marcação XML usada para criar documentos XSL que, por sua vez, definem a apresentação dos documentos XML nos browsers e outros aplicativos que a suportem.


• Web Ontology Language (OWL)
Obs: É uma linguagem para definir e instanciar ontologias na Web. Uma ontologia OWL pode incluir descrições de classes e suas respectivas propriedades e seus relacionamentos.



E vocês achando que Modelagem OO era complexa olha isso...
Será que seu site está nos Padrões W3C?

Obrigado e Bons Estudos
avatar
RodolfoOliveira
Admin

Mensagens : 37
Reputação : 1
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 26
Localização : Arujá

Ver perfil do usuário http://twitter.com/#!/RodolfoliveiraF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum